Quantcast
Channel: Citação num Click
Viewing all articles
Browse latest Browse all 328

Resenha | Álbum de Casamento - Nora Roberts

$
0
0
Livro: Álbum de Casamento
Autor: Nora Roberts
Páginas: 279
Editora: Arqueiro
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse: Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização bem-sucedida.
Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios, até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito.
Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.

Olá people!! Como estão? Tudo bem? Eu estou muito bem, principalmente agora que -finalmente- conheci a escrita da Nora Roberts. Pois é... Não me matem! Ainda não tinha lido nada apesar de já ter adquirido livros dela. Porém, uma das primeiras metas que coloquei pra 2017 foi ler Nora Roberts. E não é que eu gostei? Gostei não, AMEI! Resolvi começar com o primeiro livro da Série Quarteto de Noivas, Álbum de Casamento. Com essa leitura pude suspirar, me identificar com a protagonista, ter raiva de uma personagem, me deliciar com uma linda amizade e ainda encontrar - mais um - crush literário. Tudo isso numa mesma história linda, perfeita e clichê sim, por que não? Mas não totalmente. Não achei que tudo foi esperado. Na verdade, teve uma parte que até me impressionou, pois não imaginava que esse seria o "gancho" para o final. Claro que não vou contar aqui esse fato, mas já adianto que essa leitura é maravilhosa.

A história começa mostrando a brincadeira de quatro grandes amigas, Mackensie (Mac), Parker, Laurel e Emmaline (Emma). Quase todos os dias, brincavam de casamento. Revezavam-se sendo noiva, noivo, dama de honra, palestrante... Mac, já cansada, tentava convencê-las a mudar a brincadeira, até que um dia Parker determinou que a amiga poderia ser a fotógrafa do casamento usando a câmera fotográfica (top) que o pai -super ausente- havia lhe dado. No início, Mac não ficou muito animada pois não tinha muita habilidade com a câmera e não conseguia "tirar" boas fotos. Até que um momento em que as três amigas estavam reunidas naturalmente, Emma segurando um buquê,  e uma borboleta azul pousou nele. Mac, por instinto, clicou e registrou os três rostos surpresos e espontâneos. Esse momento, essa foto, mostrou a ela o que seguiria fazendo.
Anos mais tarde, temos as 4 amigas sócias da empresa de organização de casamentos, a Votos. Mac, era a fotógrafa, Laurel era a responsável pelos doces e bolo, Emma lidava com as flores, ornamentação e Parker ficava com todo o resto, vamos dizer, mais burocrático. Podemos até dizer que ela era a "cabeça" da sociedade, mas todas tinham o mesmo grau de responsabilidade e decisão na empresa. Independentes, bem resolvidas, nenhuma das amigas tinham encontrado verdadeiro amor. Amor. Está aí um sentimento que Mac só conhece através das suas amigas e quando registra nos casais que aparecem em seu estúdio ou nos casamentos que trabalha. Com um pai totalmente ausente e uma mãe egoísta que só sabia se aproveitar (do pior jeito) da filha, Mac não cresceu em um lar amoroso. Seus pais se separaram quando ela tinha 4 anos. O pai, sumiu no mundo. Herdeiro de uma grande fortuna, casou-se novamente e não se fez presente na vida da filha, apenas financeiramente. A mãe acha que é o centro de tudo, gosta de atenção e de ser mimada com objetos de valor. Só aparece quando precisa de dinheiro ou quando está sofrendo por alguma coisa, geralmente por homens. Enfim, Mac viveu em um ambiente em que o sentimento não era importante. Ela não se tornou uma pessoa fria. Não. Mas, quando se tratava de relacionamento amoroso, não se considerava uma entendedora. Como a mãe já havia se casado algumas vezes, Mac acha que não conseguiria ter um relacionamento duradouro. Ela não acredita que isso é possível.
Quando reencontra Carter Maguire, percebe algo diferente mas não acredita que esteja apaixonada. Eles estudaram na mesma escola mas não tinham muito contato. Ele, logo de início, já confessa que tinha uma "apaixonite" por Mac, mas como era muito tímido, acabou não demonstrando a ela. Após esse reencontro (que foi inusitado), eles saem por algumas vezes e ambos ficam bem animados. Percebem que algo especial "rola" entre eles. Só não fica mais sério porque Mac acaba sempre, por medo, recuando. Carter, fofo do jeito que é, já se mostra apaixonado e não vai desistir de fazer com que Mac descubra o quanto pode ser feliz em uma relação verdadeira.

Primeiro pensamento após o término da leitura: "Aiai Carter... "  Segundo pensamento: "Por que demorei tanto pra me deliciar numa história tão linda da Nora Roberts?" Bem, o que importa agora é que já comecei e pretendo terminar essa série ainda esse mês. 
Com uma escrita bem fluida e gostosa de ler, Nora desenvolve uma personagem totalmente realizada profissionalmente, boa no que faz mas que por outro lado, parece viver sobre a dominação da mãe. Mesmo sabendo o quanto a mãe a perturba psicologicamente, não consegue dizer não aos caprichos de Linda. E é o comportamento dessa mãe que faz Mac ser tão desconfiada sobre o "felizes para sempre". Linda já teve vários relacionamentos. O mundo acabava ao término de cada relação e era a Mac que Linda recorria e despejava todo seu sofrimento. Mac cresceu achando que o amor era uma coisa superficial e que os relacionamentos duradouros eram uma coisa inatingível. Por isso que, mesmo quando percebe que com Carter é diferente, não consegue se entregar por inteiro e sempre recua. Ele demonstra o quanto quer mais e Mac na defensiva achando que a relação não tem futuro. O bom é que Carter ama tanto Mac que deixa claro que nunca vai desistir de mostrar a ela que o verdadeiro amor está diante dela e que só basta sentir e se deixar levar por ele.

Já tem um tempo que não sentia tanta raiva de um personagem como senti da Linda. Que mãe é essa gente? Totalmente egoísta e egocêntrica. Não consegue perceber quanto mal faz para a própria filha. 
Por outro lado, como eu disse, Carter é totalmente apaixonante. Um fofo! Tudo que faz é de maneira tão linda que é muito difícil não ficar encantada. Mac também é uma personagem bacana. Mesmo com essa dificuldade de ver a felicidade na sua frente, ela mantém uma linda amizade com as outras meninas, é muito boa no que faz pois consegue transmitir em suas fotos a beleza do momento.

Enfim, amei essa história. Suspirei, ri, me emocionei e me encantei com a forma que a Nora desenvolve essa linda história. Fiquei apegada ao livro até o final. Ao mesmo tempo que se trata de um lindo romance e de uma ficção, não é difícil de perceber que temas da realidade são abordados. Relacionamento familiar, abandono, desilusão amorosa são temas que passam pela nossa vida e que a Nora aborda, deixando algo pra se refletir. Álbum de casamento vai conquistar todos os leitores fãs de um bom romance e que são apaixonados por uma história que prende do início ao fim.

É isso people. Peço desculpas pelo tamanho da resenha, mas ficou difícil não me estender tanto. Até porque, já fiz uma breve apresentação da série, já que pretendo resenhar os outros 3 livros também. Agora, deixo com vocês. Comentem aí suas impressões e se já conhecem essa história. Vou adorar saber.

Bjo e até a próxima!




Viewing all articles
Browse latest Browse all 328